terça-feira, 6 de setembro de 2016

Business Model Canvas - ADM A

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  2. ESTRUTURAS DE CUSTO
    As estruturas de custo descrevem os custos incorridos mais importantes incluídos durante a operação de um modelo de negócio; criando e entregando valor, mantendo a relação com clientes e gerando receitas. Esses custos podem ser calculados facilmente após definir os recursos, as atividades e as parcerias do negócio. Eles devem ser mínimos em qualquer tipo de modelo de negócio, porem o baixo custo estrutural pode ser mais importante para alguns tipos de negócio do que para outros.
    As estruturas de custos podem ter as seguintes características: custos fixos ou variáveis, e economias de escala ou escopo.

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  3. Proposta de valor

    Definição:
    Refere-se aos pacotes de produtos e serviços que criam valor para um segmento de clientes específico. É a razão da escolha de uma determinada empresa pelo cliente, solucionando um problema ou atendendo a alguma necessidade. Cada proposta de valor consiste em um conjunto de produtos e/ ou serviços que serve às demandas de determinado segmento. Nesse sentido, trata-se do conjunto de benefícios que a empresa oferece aos seus clientes.

    Perguntas a serem respondidas:
    1. Qual o valor que nós entregamos ao cliente?
    2. Quais problemas nós estamos ajudando a solucionar?
    3. A quais necessidades nós estamos atendendo?
    4. Quais conjuntos de produtos ou serviços nós estamos oferecendo a cada segmento de clientes?

    O valor entregue pode ser quantitativo (preço, velocidade) ou qualitativo (design, experiência).

    Elementos que podem contribuir para a criação de valor:

    Novidade/ inovação: propostas de valor que atendem a um conjunto totalmente novo de necessidades que os clientes muitas vezes nem percebiam, pela ausência de ofertas similares. Muitas vezes relacionado (mas não restrito a) tecnologia.

    Performance: criação de valor pela melhoria da performance do produto ou serviço.

    Customização: criação de valor através da adaptação de produtos e serviços às necessidades de determinados clientes ou segmentos de clientes.

    Fazer o serviço: simplesmente auxiliar o cliente a concluir determinada tarefa, permitindo que ele foque no que é mais importante.

    Design: criação de valor a um produto a partir de suas características e diferenciações em termos de design.

    Marca/ status: o cliente percebe valor simplesmente usando e exibindo uma determinada marca.

    Preço: oferta de valor similar a um preço mais baixo, atraindo consumidores para os quais o preço é o aspecto mais relevante.

    Redução de custos: criar valor ajudando o cliente a reduzir custos.

    Redução de risco: valor agregado à mitigação do risco em que o cliente incorre ao adquirir determinado produto ou serviço (ex: serviço de garantia estendida)

    Acessibilidade: tornar produtos ou serviços acessíveis para clientes que antes não podiam acessa-los (ex: fundos mútuos)

    Conveniência/ usabilidade: criação de valor aumentando a conveniência ou facilidade de uso (ex: iTunes)

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  5. Key Resources – Principais Recursos
    Os principais recursos são os mais importantes ativos requeridos para se ter um modelo de negócios. Os recursos permitem ao empreendimento criar e oferecer proposição de valor, alcançar mercado, manter relações com os diversos segmentos de clientes, e obter receitas. Cada modelo de negócio exige diferentes recursos. Os recursos podem ser conquistados ou comprados pela empresa ou adquirido dos principais parceiros. Os principais recursos podem ser físicos, financeiros, intelectuais ou humanos:
    Físico: construções, veículos, máquinas, sistemas, rede de distribuição. Exige capital intensivo. Exemplo de empresas que utilizam recursos físicos: Walmart e Amazon.com.
    Intelectual: conhecimento próprio, marcas, patentes, direitos autorais, parcerias, bases de dados de clientes. Difíceis de desenvolver, mas quando são atingidos garantem sucesso para empresa. Exemplo de empresas que utilizam recursos intelectuais: Nike e Sony.
    Humano: Há modelos de negócios que exigem maior participação das pessoas, enquanto outros não necessitam de tantos recursos humanos.
    Financeiro: Existem negócios que exigem recursos financeiros e/ou garantias financeiras como dinheiro, linhas de crédito, ou uma ampla gama de opção de ações para a contratação de funcionários-chave. Exemplo de empresas que utilizam recursos financeiros: Ericsson.

    Laís Amorim e Bruna Ricci

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  6. José Gabriel e Giulia Gaia

    8- Principais Parceiros
    As companhias estão á procura de parceiros e criando alianças, em busca de otimização do seus modelos de negócio, redução de risco e aquisição de recursos. Fazem alianças entre não competidores, competidores,desenvolver novos negócios e se relacionar com compradores e fornecedores para garantir um abastecimento confiável. A parceria também contribui para otimização e economia de escala, reduzindo os custos. Além de reduzir riscos e aquisições de recursos e atividades particulares.

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  7. RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

    O tópico “relação com os clientes” descreve o tipo de relação que a empresa tem com seus clientes, podendo ser de forma pessoal ou automatizada.
    Destacam-se três ideias principais para a relação com o cliente, sendo elas: atrair o cliente, fazer com que este continue sendo cliente e aumentar as vendas para atrair ainda mais.
    Assistência pessoal  é feita de maneira direta. O cliente pode se dirigir para alguém que poderá ajudá-lo.
    Assistência pessoal dedicada  o cliente tem uma um funcionário que se dedica exclusivamente à ele. Exemplo: gerente de banco privado.
    Self-service  a interação com o cliente não é feita de forma direta.
    Serviço automatizado  mescla o sistema “self-service” com processos automáticos, que reconhecem o cliente e o fornecem a informação necessária. Esse tipo de serviço tenta se assemelhar ao serviço de assistência pessoal.
    Comunidades  as empresas criam comunidades para se aproximarem dos clientes, fazendo com que se envolvam com a empresa e a comunicação seja facilitada.
    Co-criação  as empresas mais inovadoras têm uma forma de interagir com o cliente de modo que ele possa criar valor para a empresa, dando ideias de design e inovação para produtos.




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  8. Carolina De Grandi e Gustavo Consul
    7-Principais atividades
    Definição: Descrição das principais atividades que as empresas dever exercer para um modelo de negócio. Cada modelo tem sua principal atividade, como criar propostas de valor, atingir mercados, relacionar-se com clientes e obter de receitas. Para Microsoft a atividade chave é o desenvolvimento de software, para Dell é a gestão de cadeia e para a McKinsey é a resolução de problemas.
    As principais atividades podem ser divididas em:
    Produção: São as atividades relacionadas ao design, em fazer e entregar um produto. As atividades de produção estão mais presentes no o modelo de negócios de empresas de manufatura.
    Soluções de problemas: São atividades relacionadas em criar soluções para os problemas de um cliente. Essas atividades estão mais presentes em empresas de consultorias, hospitais e outras organizações de serviços. O modelo de negócio dessas empresas pede por atividades como: gestão do conhecimento e de formação contínua.
    Plataforma/rede: São as atividades de um modelo de negócios projetados com uma plataforma/ rede. Redes, plataformas de correspondência, softwares e até as marcas podem funcionar como uma plataforma.
    Exemplo 1: O modelo de negócios do eBay exige que a empresa continuamente desenvolva e mantenha sua plataforma: o site em Ebay.com.
    Exemplo 2: O modelo de negócios da Visa exige atividades relacionadas com a sua plataforma de transações Visa ® cartão de crédito para comerciantes, clientes e bancos.
    Exemplo 3: O modelo de negócios da Microsoft exige a gestão da interface entre o software de outros fornecedores e sua plataforma de sistema operacional Windows®.

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  9. Fluxo de receitas:
    Representa o caixa que a empresa gera por cada segmento de cliente. Deve-se descontar o custo das vendas para se obter o ganho. Da mesma forma que o cliente é o coração do negócio, o fluxo de receita são as artérias deste. É importante ressaltar que cada fluxo de receitas deve ter diferentes mecanismos de preço.
    Um plano de negócios pode envolver dois tipos diferentes de fluxo de receitas: transações de vendas resultantes de um pagamento em curso ou proposta de valor e suporte pós compra.
    Existem vários tipos de se gerar um fluxo de receita, sendo eles:
    • Venda de ativos. Exemplo: a Amazon vende livros, musicas, produtos eletrônicos e etc, tudo online.
    • Taxa de uso, é gerada a partir do uso de um serviço em específico. Quanto mais um serviço é utilizado mais o consumidor paga por isso. Exemplo: Um hotel cobra o consumidor pelo número de noites que o quarto é utilizado.
    • Taxa de inscrição, é gerada pela venda continua de acesso a um produto. Exemplo: uma academia vende para os clientes inscrições mensais ou anuais em troca do acesso aos equipamentos de ginastica.
    • Capacidade, arrendamento ou aluguel, é o uso de um ativo em particular por um determinado período de tempo em troca de uma taxa. Exemplo: A Zipcar aluga carros por hora nas cidades da América do Norte.
    • Licenciamento, é gerado por conceder aos clientes a permissão para usar uma propriedade intelectual em troca de taxas de licenciamento. Exemplo: no setor tecnológico, as patentes deixam outras companhias com o direito de usar patentes tecnológicas em troca de uma taxa de licenciamento.

    Caroline e Andressa

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  10. Mário Martins e Geraldo Souza

    CANAIS

    Definição: Os canais são responsáveis por fazer o contato entre o cliente e o produto/serviço e podem abranger 5 funções: aumentar a conscientização do cliente sobre a empresa; ajudar os consumidores a avaliar a proposta de valor; permitir que os clientes adquiram produtos e serviços específicos; entregando produto aos clientes, e; providenciar o suporte pós-venda.
    Existem 5 tipos de canais: força de vendas, sites e lojas próprias, tendo um contato direto, e lojas parceiras e atacadistas, com contato indireto. Canais diretos proporcionam maior margem de retorno sobre o produto oferecido, já os indiretos proporcionam maior contato com os consumidores, sendo adequado relacionar ambos tipos de canais, atingindo assim, maior parte dos consumidores e uma margem razoável sobre a distribuição. Os canais podem ter 5 fases e podem atingir algumas ou todas elas. As fases são: conscientização, avaliação, compra, entrega e pós-venda.

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